segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ratos e minha amiga Denise


Estava doido para assistir "O Corajoso Ratinho Desperaux". O trailer era ótimo. Mas o filme é bem fraquinho. Minha amiga Denise, que aos quase quarenta mantém alma de 16, concordou comigo. Achou o filme escuro demais. Concordei com ela. Achei expressionista demais. Animação cabeça. Para poucos entendores. Arrastado. Deprê. Eu até achei que o diretor quis homenagear alguns mestres da sétima arte - e meteu umas citações lá no meio do filme. O final lembra o Nosferatu, do Murnau. Mas será que era mesmo? Ou eu misturei as coisas. Ou será que o Desperaux é que é sem sal demais.

Mas, aqui entre nós, como esse mundo de meu Deus adora um rato! Uns dias atrás uma amiga me recomendou um livro. O nome do danado: Firmin. Um rato, real, peludo, roedor, apaixonado por livros. O primeiro parágrafo é espetacular. É ele, Firmin, escrevendo uma autobiografia. "Sempre imaginei que a história de minha vida, se e quando eu a escrevesse, deveria ter uma primeira linha como "Lolita, luz da minha vida, fogo de minhas entranhas", de Nabokov; ou, se não conseguisse fazer algo lírico, alguma coisa dramática como "Todas as famílias felizes se parecem, mas cada família infeliz é infeliz à sua maneira", de Tolstoi. " Cara, disse prá mim mesmo, começou bem demais. Me empolguei. Mas tudo se acabou algumas páginas mais tarde. O Firmin, me perdoem seus admiradores, é chato, melancólico e fora do tempo. Encarei o livro até o fim - mais por obrigação que por prazer. De qualquer forma, acho o capítulo primeiro clássico. Merece a leitura. São apenas três páginas.

Mas nada supera a primeira página - a primeira frase - de O Grande Sertão - do Guimarães, como minha mãe dizia. Mas não conheço ninguém que tenha lido o Rosa. Só meu amigo Dante, que sabia de cor as primeiras linhas - "Nonada, tiros que o senhor ouviu...." e por aí seguia. A Claudinha também conhecia bem o Rosa. Mas ela sumiu. Dos ratos animados, prefiro o burguês de Por Água Abaixo. E você, amiga Denise?

2 comentários:

Unknown disse...

Esdras!!
Adorei o seu blog!!!
Achei, porém,uma sacanagem falar da minha quase idade. Logo eu que ando matutando em voltar à terapia para dar conta dos "enta"...
Mas o lead é sem dúvida nenhuma a leveza dos comentários. Deu aspectos técnicos às minhas impressões de principiante.
Adorei demás!!
beijos,

Anônimo disse...

Também ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Passarei sempre aqui! Beijos, Mari